Dom Pedro II

Histórico

“A educação é um ato de amor, por isso um ato de coragem. Não pode temer o debate.” (Paulo freire).

 

A história da Escola D. Pedro II preserva o ideal de educar com amor. Passados mais de quatro décadas, a escola vem se mantendo e se renovando em meio aos desafios que se sucederam, para continuar superando as novas demandas da contemporaneidade.

Ao longo de sua trajetória, a partir da fundação em 08 de março de 1972, princípios, valores, objetivos e estratégias foram sendo consolidados e incorporados à vida da instituição.

Motivados por idealismo e determinação, a professora Arlete Lago Serra (in memorian) e seu cônjuge João Gualberto Serra, fundaram, no bairro da Cohama, uma instituição educacional com o objetivo de oferecer a comunidade um ensino eficiente, com uma proposta pedagógica inovadora, comprometida com a realidade em constante mudança. Tudo feito com dedicação e entusiasmo, produzindo um excelente resultado. Assim, desde o nascimento, a Escola é identificada pelo amor e pela efetividade dos resultados.

Inicialmente, funcionou na residência do casal com duas turmas de Educação Infantil intitulada Jardim de Infância Tin-Tin, que tão logo cresceu e passou a ser referência no bairro. A resposta rápida e eficaz foi a ampliação da equipe docente, agregando talentosos e afetuosos professores ao quadro de funcionários.

Quatro anos após sua criação, no início de 1976, graças ao espírito empreendedor dos idealizadores; à qualidade do ensino oferecido, e aos valores primordiais que marcaram sua trajetória, a instituição constitui as primeiras turmas do Ensino Fundamental, inaugurando sua sede própria, com a denominação de Escola D. Pedro II. Atendendo com rapidez a uma demanda emergente, em 1980 deu-se continuidade a 2ª etapa do Ensino Fundamental, oportunizando aos alunos a conclusão de mais uma fase da vida escolar.

Acreditando firmemente no ideal traçado, na década de 80 a escola implementou projetos e serviços educacionais e investiu na ampliação de novos ambientes com infraestrutura voltada a atender às necessidades dos alunos da educação infantil, construindo um espaço para atendimento às crianças, adequando-se cada vez mais às exigências do contexto educacional da atualidade.

No ano de 1999, continuam grandes avanços, a destacar a implantação do Ensino Médio. Mais um capítulo na história da instituição, que passa a abranger os três níveis da Educação Básica, atendendo às necessidades dos educandos, possibilitando assim, a formação de habilidades e competências essenciais ao ingresso na universidade e no mercado de trabalho.

No limiar do século XXI, a Escola D. Pedro II, celebrou quatro décadas de excelentes serviços prestados à sociedade maranhense, consolidando cada vez mais seu ideal traçado.

A caminhada continua e a escola prossegue sua nobre missão de educar com amor, ciente da responsabilidade de desenvolver nos alunos as habilidades necessárias para enfrentar, de maneira assertiva, os desafios em sua vida educacional e pessoal. Nessa perspectiva, a escola investe na criação de programas de formação continuada para professores e pessoal administrativo e implementa projetos educativos com os alunos, visando à formação de valores, a aquisição de novos saberes, o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo, o despertar da autonomia, para que eles ampliem sua visão de mundo e possam atuar na sociedade com sabedoria.

Um trabalho desenvolvido com excelência e compromisso pedagógico, realizado por muitos profissionais que têm como missão contribuir para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.

Escola D. Pedro II, 45 anos de lições para a vida toda!