Dom Pedro II

Projetos Educacionais

LEITURA: MUNDO DE DESCOBERTAS


Projeto Leitura

O projeto “Leitura: mundo de descobertas” executado na escola visa contribuir com o desenvolvimento da competência leitora dos nossos alunos, estimulando as capacidades linguísticas por meio de diferentes estilos literários, promovendo atividades que despertem a criatividade, o desejo de ler e a descoberta do prazer que a leitura proporciona.

Como parte das ações do Projeto “LEITURA: mundo de descobertas” trabalharemos as seguintes ações.

1.1 Ler é um prazer (Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental)

As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.

Portanto, este projeto pretende estimular a criança o prazer pela leitura desde cedo. É um trabalho que integra toda a comunidade escolar.

1.2 Clube de leitores (2º e 5º Ano Ensino Fundamental)

A leitura abre caminho à pesquisa, ao resgate da análise textual, à criticidade, ao domínio da língua, requisito indispensável ao posicionamento e atuação consciente na sociedade. Pois, através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo e decifrar seus sentimentos e emoções.

  • Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e social do aluno, promovendo o desenvolvimento do seu vocabulário, favorecendo sua estabilização no contexto ortográfico.

1.3 Ler e escrever: uma janela para a vida (6º ao 9º Ano Ensino Fundamental)

Uma boa leitura é fundamental para a vida. Tomar posse dessa habilidade com eficiência é o objetivo do ensino de Língua Portuguesa, dessa forma o projeto literário do Ensino Fundamental II visa contemplar as diversas formas de leitura de obras literárias, a fim de propiciar aos educandos o contato com obras célebres da comunidade lusófona, a qual cada vez mais está inserida em certames, são parafraseadas, contadas e estilizadas por autores brasileiros entre outros. A partir da leitura e dos trabalhos de interpretação, declamação, reescrita e adaptação da obra os alunos poderão praticar a habilidade macro que é a interpretação textual, observando todas às nuances implícitas e explícitas nos textos, além do mais se apropriarão de técnicas de reescrita textual. Tem como objetivo:

Estimular à prática da leitura, comentários ou interpretações que estimulem nos estudantes a sensibilidade, o senso crítico, à capacidade argumentativa, e sejam assim susceptíveis de lançar alguma luz sobre essa realidade indefinível a que chamamos universo literário.