Captura de Tela 2021-11-11 às 16.20.59.png

Histórico

Escola D Pedro II_Selo 50 anos RGB_PADRÃO.png

“Grandes coisa fez o Senhor.” Sl. 126.3a

 

Primeiramente denominada Jardim de Infância Tin-Tin, a escola nasceu, a partir de idealismo e determinação, da professora Arlete Lago Serra (in memorian) e de seu cônjuge João Gualberto Serra. Fundada no dia 08 de março de 1972, no bairro da Cohama, iniciou as atividades educacionais com apenas duas turmas da Educação Infantil.

 

Em resposta rápida e eficaz a esse nobre propósito educacional, o reconhecimento das famílias favorece ao crescimento da escola, possibilitando a ampliação da sua equipe docente, agregando talentosos e afetuosos professores ao quadro de funcionários, passando a ser referência na cidade.

 

Quatro anos após sua criação, graças ao espírito empreendedor dos idealizadores, à qualidade do ensino oferecido e aos valores primordiais que marcaram sua trajetória. No início de 1976, a instituição constitui as primeiras turmas do Ensino Fundamental, inaugurando sua sede própria, agora denominada Escola D. Pedro II. E, em 1980, atendendo com rapidez a uma demanda emergente, deu-se continuidade a 2ª etapa do Ensino Fundamental, oportunizando aos alunos a conclusão de mais uma fase da vida escolar.

 

Acreditando firmemente no ideal traçado, ainda nessa década de 1980, a escola implementou projetos e serviços educacionais e investiu na ampliação de novos ambientes com infraestrutura voltada para os alunos da educação infantil, construindo um espaço próprio para atendimento às crianças, adequando-se cada vez mais às exigências do contexto educacional.

 

No ano de 1999, continuam grandes avanços, a destacar a implantação do Ensino Médio. Mais um capítulo na história da instituição, que passa a abranger os três níveis da Educação Básica, atendendo às necessidades dos educandos, nessa faixa etária, possibilitando assim, a formação de habilidades e competências essenciais ao ingresso na universidade e no mercado de trabalho.

 

No limiar do século XXI, a Escola D. Pedro II, celebrou quatro décadas de excelentes serviços prestados à sociedade maranhense, consolidando cada vez mais seu ideal traçado.

 

A caminhada continua, e a escola prossegue sua nobre missão de educar com amor, competência e inovação tecnológica, superando os desafios atuais, implementando sua proposta curricular, não apenas para atender às diretrizes das políticas e diretrizes nacionais quanto à Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2019) e ao Documento Curricular do Território Maranhense (DCTM, 2108), mas também para garantir o seu objetivo de contribuir com a formação plena de seus estudantes.

 

Nessa perspectiva, a escola investe em programas de formação continuada para professores e colaboradores, recursos tecnológicos, espaços interativos e implementa projetos educativos com os alunos, visando a formação de valores, aquisição de novos saberes, desenvolvimento das habilidades socioemocionais, do senso crítico e reflexivo e despertar da autonomia, para que eles ampliem sua visão de mundo, desenvolvam seus projetos de vida e possam atuar com sabedoria numa sociedade em constante mudança.

 

No ano de 2022, a Escola D. Pedro II - Jardim de Infância Tin-Tin completa seus 50 anos de história e tem a honra de contribuir com a educação de milhares de crianças, adolescentes e jovens. Uma referência de educação de qualidade, que se constitui um lugar de aprendizagens significativas, grandes amizades e notórias conquistas.

Para registrar esse momento histórico em que a instituição completa meio século de excelentes serviços prestados à educação do nosso estado, resultado daquilo que fazemos com paixão, demos mais um passo em direção ao futuro: o lançamento de uma nova marca.

 

A nova identidade visual da escola registra traços fortes, movimento e integração, cujo conceito evidencia a força de uma instituição que evolui com as mudanças do cenário educacional e tecnológico, que interage e acolhe com afeto e dedicação, além de primar pela formação de valores e pela valorização da participação da família.

Ser D. Pedro II Tin - Tin é fazer parte dos anais de uma história que se eterniza na memória de todos que passam aqui.